sexta-feira, 11 de março de 2011

Avaliação de Formações - Parte IV

Sísmica
          Ainda com o objetivo de conhecer informações de subsuperfície, um dos métodos mais empregados na indústria do petróleo é o método sísmico. Este método consiste em analisar a propagação de ondas sísmicas através das rochas de subsuperfície que se deseja conhecer.As ondas sísmicas podem ter origem natural, como nos terremotos, mas como nãopodemos aguardar um terremoto para fazer uso do método estas ondas sísmicas sãogeradas artificialmente através de explosões geradas na superfície. Em levantamentossísmicos terrestres as explosões são geradas por dinamite e em levantamentosmarítimos são geradas por canhões de ar comprimido. Cada uma destas fontes produzondas características, formando um pulso conhecido, chamado de assinatura da fonte.
          Após a emissão da onda, esta passa a se propagar para o interior da terra, voltando para a superfície através do fenômeno da reflexão. A perturbação gerada na superfície no retorno desta onda é captada na superfície por receptores que têm a função de transformar esta perturbação (energia cinética ou de pressão) em sinais elétricos para posterior processamento adequado. Em levantamentos terrestres estesreceptores são chamados de geofones (eletromagnéticos) e em levantamentos marítimossão chamados de hidrofones (piezoelétricos).
          As etapas de investigação do subsolo através do método sísmico se dá então através de três etapas: aquisição de dados sísmicos, processamento dos dados adquiridos e interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário