sexta-feira, 18 de março de 2011

Avaliação de Formações - Parte VII

SÍSMICA 3D e SÍSMICA 4D
          Da forma como apresentado até agora o levantamento sísmico constava apenas de uma linha de receptores conectados através dos cabos sismógrafos. Este tipo de levantamento é chamado de sísmica 2D. 
          Na sísmica dita 3D os procedimentos para aquisição dos dados são os mesmos, porém, ao invés de termos apenas uma linha de receptores, temos cinco ou seis, fazendo com que um mesmo ponto, além de ser varrido várias vezes pelo mesmo disparo em um cabo, seja varrido também por outros cabos. Os levantamentos sísmicos 3D são mais caros que os levantamentos sísmicos 2D, tanto pela quantidade e qualidade dos equipamentos utilizados como pelo processamento mais complexo dos dados obtidos. Em compensação os resultados são bem melhores.
          Os levantamentos sísmicos 4D são levantamentos em que a quarta dimensão é representada pelo tempo, ou seja, consta de fazer levantamentos 3D em intervalos regulares de tempo (de 6 a 12 meses). Os levantamentos sísmicos 4D, por serem cada vez melhor calibrados com o passar do tempo, pode fornecer indicações até mesmo sobre a movimentação do óleo produzido em uma área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário