domingo, 6 de março de 2011

Classificação dos Poços

          Caros amigos do TecnOilGas, aproveitando a hora vaga neste período de carnaval, estou postando informações importantes para aqueles que estão buscando informações sobre a geologia dos reservatórios. Desta forma, publicarei logo a seguir a classificação dos poços na forma como é adotada de maneira geral.

          O primeiro número da denominação de cada poço é um identificador que corresponde a finalidade principal do poço, segundo a tabela abaixo:

Prefixo
Finalidade ou Tipo
do Poço


1
Pioneiro ou exploratório
2
Estratigráfico
3
Extensão
4
Pioneiro adjacente
5
Descobridor de jazida mais rasa
6
Descobridor de jazida mais profunda
7
Desenvolvimento (produtor)
8
Injeção de água
9
Especial

          A denominação dos poços segue normas preestabelecidas pela companhia e utiliza siglas e numeração para os poços. Os poços de terra recebem a denominação de acidentes geográficos (rios, riachos, ilhas, etc.) ou localidades (cidades, vilas, povoados, fazendas, etc.).  Os poços pioneiros perfurados no mar, têm em sua denominação a sigla do Estado acrescido do S da palavra submarino, por exemplo: BAS = Bahia Submarino.

          Assim, o poço 1-BAS-15 significa: poço pioneiro no mar de número 15, na Bahia.  O poço        7 - FU- 40 - AL significa ser o quadragésimo poço de desenvolvimento do Campo de Furado, Alagoas.

          Os campos do mar normalmente são batizados com o nome de peixes, por exemplo: Bicuda, Pargo, Cherne, Namorado etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário