quarta-feira, 2 de março de 2011

O que é o petróleo?

Fonte: Professor Alexandre Guimarães. Postado em 22.02.2011, 04:44 pm

Petróleo - do latim Petra (pedra) e Oleum (óleo). O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Consiste fundamentalmente de carbono, hidrogênio e quase sempre enxofre, sob a forma de hidrocarbonetos, isto é: os derivados já estão com os arranjos químicos feitos pela natureza, portanto, prontos para serem separados nas refinarias.

É a principal fonte de energia do mundo. Não há tecnologia capaz de criá-lo ou inventá-lo. Portanto, é um bem estratégico, de importância vital para a economia dos países. O petróleo e o gás representam 52% de toda a energia consumida no mundo e são fundamentais para o desenvolvimento dos países. Porém, nem todos têm reservas suficientes para seu próprio consumo. Por esse motivo, eles precisam procurar petróleo em outros países, como o Brasil, por exemplo, detentor de grandes reservas na Bacia de Campos (RJ) , que, somadas às demais, lhe garantem quase 20 vezes o seu consumo anual de petróleo.

O que é o gás natural?

O gás natural do petróleo, basicamente metano, ainda no poço, pode estar associado ou separado do petróleo bruto. Tem sido muito utilizado na siderurgia, como combustível veicular (GNV) e como matéria-prima para as indústrias petroquímicas e de fertilizantes. É um combustível barato, pouco poluente, seguro e não tem enxofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário